Hidrólise nos tênis: o que é e como atrasar?
Hidrólise nos tênis, o que é e como atrasar?
Quem é amante de tênis conhece bem esse termo: Hidrólise
Você já reparou que às vezes um tênis fica apenas no armário por um tempão e aí quando você resolve usar de novo a sola esfarela ou descola?
Certamente já aconteceu com você, senão com um sapato, com um tênis ou até mesmo sandálias femininas e sapatilhas, quando um tênis esfarela na sola, com certeza é culpa da hidrólise.
O que é hidrólise?
A hidrólise, de modo geral, é a quebra de uma molécula pela ação da água. A molécula de água libera para a solução íons H+ e OH- e quando uma molécula é quebrada um hidrogênio (H+) da água
é transferido para um dos fragmentos dessa molécula, e o hidroxila (OH-) para outro, com isso formando novos compostos. A representação da reação é a seguinte: XY + H2O → HY + XOH
Tudo é culpa das ligações
Legal, mas ao menos que você lembre ou já tenha aprendido química, e goste realmente do assunto essa explicação anterior vai fazer sentido, então vamos simplificar.
As solas dos tênis são compostas de polímeros, principalmente poliuretano, e polímeros são macromoléculas, prometo que é o último termo técnico, ou não.
Na química, assim como na vida quanto mais fortes são as ligações, mais difíceis de quebrar, ou melhor, reagir.
Imagine que compostos químicos são pessoas certo? Cada pessoa é composta de uma parte do pai e outra da mãe, é bem difícil (ou até impossível) eu conseguir separar de uma pessoa a parte do
pai e da mãe exatamente no tamanho e na quantidade de cada um, isso seria uma ligação forte, fortíssima.
Agora vamos pensar em duas pessoas, e vamos continuar com o pai e a mãe, eles possuem uma ligação forte por que tem filhos, mas é bem mais fácil separar os dois certo? (acontece muito).
Assim como um casal com filhos, um casamento ou um namoro, uma amizade, as relações são mais fortes e mais fracas no mundo afora, e na química não é diferente.
Porém na química temos uma pequena diferença; todas as reações acontecem procurando o composto mais simples, ou seja, a relação/ligação mais forte, o que não acontece na vida pois nem sempre quando terminamos uma relação, procuramos uma mais simples.
Então voltamos aos polímeros; são macromoléculas, ou seja, moléculas grandes com ligações mais fracas que as moléculas pequenas e uma leve tendência a se separar, essa separação pode levar 500 anos, 100 anos, como no caso dos canudos e sacolas que são feitos de outros polímeros, mas no caso do nosso amigo poliuretano, que vou chamar carinhosamente de PU a partir de agora por motivos óbvios, presente na maioria das solas as separações acontecem geralmente em 6 anos.
Digamos que o poliuretano, tem uma fixação em uma molécula atraente e de personalidade fortíssima que vou chamar de água.
Poliuretano, o Polivalente
Acontece que quando falamos em versatilidade, o PU é praticamente imbatível, ele pode adquirir formas e densidades das mais variadas e é largamente utilizado desde as solas de sapatos e tênis até mesmo instrumentos cirúrgicos, próteses, material aeronáutico e construção civil.
Ele é praticamente o mais eficiente dos polímeros, porém é volúvel, se tem muita água disponível ele desmancha; isso significa que o PU está desfazendo ligações com seus parceiros e indo atrás de algo mais simples com a sedutora água, e daí para a frente nada mais será igual, nem mesmo o PU que se transforma em outra coisa... (romântico isso).
Só que além de sedutora a água aparece de inúmeras formas para o PU, tornando sua traição inevitável, as vezes na forma líquida e às vezes na forma de vapor sob o codinome de umidade.
O negócio é reduzir a umidade
Voltando a realidade um pouco, mesmo sendo uma macromolécula essa reação é invisível a olho nu, então não vemos ela acontecer, só sentimos seus efeitos quando a sola esfarela, o sapato solta a sola ou a sandália se desmancha.
Geralmente isso acontece por alguns motivos:
- Armazenagem inadequada
Quando você guarda seu tênis em um guarda-roupa ou sapateira você cria um microambiente, ou seja, você guarda esse calçado num local fechado, vamos abordar isso num outro momento mas quando você guarda um tênis numa caixa você cria um microclima.
Por incrível que pareça, dentro daquela caixa vamos ter uma quantidade de umidade, temperatura diferentes do lado de fora e a tendência é que dentro da caixa seja mais úmido que do lado de fora e assim com mais umidade disponível temos um perfeito cenário para a hidrólise do PU
- Tênis sujos
Geralmente as sujidades em tênis são úmidas, levando mais umidade para o ambiente e acelerando a hidrólise.
Sad but True
Mas não se iluda, a hidrólise é uma questão de tempo, ou seja, podemos atrasar seus efeitos porá bastante tempo, mas um dia irá acontecer.
Basicamente, o solado do seu tênis resseca porque perde água para o ambiente e vai quebrando em partículas cada vez menores, esfarelando, trincando, quebrando ou se desmanchando como um pedaço de queijo.
A velocidade e extensão da hidrólise no seu tênis vai depender muito da temperatura, umidade e do tempo da exposição.
Em condições temperadas (mais frio, menos umidade) pode demorar vários anos antes que as solas de poliuretano atinjam um nível crítico de deterioração, mas em condições tropicais ou subtropicais, em lugares mal ventilados, úmidos e quentes a hidrólise é acelerada.
Como manter o PU fiel? Ou melhor, como evitar que a hidrólise aconteça.
Use seu tênis, mantenha em local ventilado, e quando guardar use a sílica gel bodout.
É propaganda sim, mas é limpinha.
A sílica gel bodout é a primeira sílica gel criada com objetivo específico de reduzir e controlar a umidade de um microambiente, evitando que a hidrólise aconteça, trovando em miúdos ela reduz a umidade a níveis seguros e então prolonga a vida do PU do seu tênis, sapato ou sandália. Assim aquele nike Air que ainda não hidrolisou, vai demorar muito mais para hidrolisar.
A sílica gel bodout ainda muda de cor pra te avisar que funciona e pode ser recarregada no micro – ondas, no forno elétrico e até mesmo numa air fryer, e pode ser utilizada muitas e muitas vezes.
Agora que você sabe como acontece, fica mais fácil evitar né?
-
Sílica gel bodout - Música
A sílica gel bodout impede o mofo, fungos, corrosão e o mau cheiro através do controle da umidade e sem causar ressecamento das madeiras, plásticos e borrachas. Aumente o cuidado e mantenha seu instrumento musical perfeito e afinado por muito mais tempo.
-
Sílica gel bodout - Eletrônicos
A sílica gel bodout impede a corrosão, panes e e mau contato através do controle da umidade, mantendo seu equipamento eletrônico em perfeito funcionamento por muito mais tempo.